Do pente fino do INSS previsto para agosto de 2021

Sexta, 6 de Agosto de 2021

Escrito por Geovanna Araujo

 

O INSS iniciou neste mês de agosto de 2021 o novo pente fino. Trata-se de uma ação promovida pela Autarquia Previdenciária com o objetivo de averiguar os benefícios por incapacidade (principalmente aqueles que não tem a data de cessação definida).

 

Outro ponto fundamental dessa operação é verificar se aqueles segurados mantém as condições que os levaram a receber a devida proteção social do INSS, isto é, se aquela pessoa permanece com a incapacidade que a levou a receber o benefício. 

 

Significa dizer que o pente fino tem como finalidade verificar a regularidade das prestações dos benefícios pagos aos segurados, além de questões envolvendo os cadastros e suas formalidades, o que pode incluir o BPC. 

 

Estima-se que cerca de 800 mil segurados serão convocados para agendar suas perícias no sistema da Autarquia, por isso é importante permanecer com o cadastro atualizado e ter o acesso ao sistema do “Meu INSS”. 

 

Ao receber a convocação o segurado tem que estar atento para dentro do prazo estabelecido proceder com o agendamento da perícia. 

 

É fundamental que o segurado tenha seus documentos atualizados, além de seu histórico médico (laudos, receitas, exames, prontuários, etc) e mantenha seu tratamento em dia, pois tais questões são cruciais na prova da incapacidade e devem ser levadas em consideração quando da análise pericial. 

Referências:

https://fdr.com.br/2021/08/01/pente-fino-do-inss-comeca-neste-mes-quem-esta-na-mira-como-se-proteger/, acesso em 04/08/2021. 

https://www.jornalcontabil.com.br/segurados-tem-prazo-para-nao-ter-o-beneficio-suspenso-no-pente-fino/, acesso em 04/08/2021.



Palavras-chave: Do pente fino do INSS previsto para agosto de 2021