Do dia 11 de agosto e seu significado para os profissionais do direito que atuam na área previdenciária

Quarta, 11 de Agosto de 2021

Nesta semana ocorre a comemoração tanto do dia dos advogados, quanto dos magistrados: dia 11 de agosto. É uma data marcante que nos lembra que a luta pela Justiça Social e pelo Estado Democrático de Direito perpassam todos os profissionais da área, sejam da iniciativa privada ou do serviço público.

 

Em particular, aqueles que atuam na área previdenciária tem uma importante missão, já que, ao lidar com essas particularidades que envolvem o Sistema de Seguridade Social os profissionais têm contato direto com os segurados no momento mais fragilizado ou vulnerável da sua vida.

 

Em regra, tais segurados ou os seus dependentes procuram a Autarquia Previdenciária quando ocorrem os eventos morte, idade avançada ou doenças graves que incapacitam para o trabalho.

 

Sendo assim, atuar no direito previdenciário é uma missão para os aguerridos que percebem que dentro do país existem múltiplas realidades, tais particularidades afetam diretamente o Sistema da Seguridade Social, seja no aspecto trabalhista e previdenciário, uma vez que as referidas áreas do direito se afetam diretamente.

 

Laborar com o direito social é reforçar a importância do Sistema de Seguridade Social, com isso também é perceptível o crescimento do princípio da solidariedade intergeracional, isto é, das gerações mais jovens cuidam das mais antigas e assim o ciclo se renova. 

 

O texto dessa semana tem como objetivo parabenizar a todos que laboram nessa seara e com seu trabalho materializam o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana para a coletividade. 

 

Parabéns a todos os colegas profissionais do direito pelo dia 11/08! 

 

Palavras-chave: Do dia 11 de agosto e seu significado para os profissionais do direito que atuam na área previdenciária