Da criação de sistema para agilizar a análise dos pedidos de pensão por morte

Sexta, 30 de Julho de 2021

Recentemente, foi noticiado que está sendo criado um sistema pelo o INSS, a Dataprev e a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) para agilizar a análise de casos administrativos de pensão por morte. 

Tal questão foi pensada em razão da morosidade para análise do referido benefício previdenciário e a alta nos pedidos de pensão por morte em razão da pandemia da Covid-19. 

A intenção dessa nova tecnologia é agilizar o exame dos casos, especialmente aqueles onde o beneficiário implementou todas as condições legais para a concessão de seu benefício.

A previsão é que tal inovação seja efetuada até o final de 2021. Inclusive, o sistema terá auxílio de inteligência artificial para averiguar os documentos fornecidos, expondo se tais documentos estão de acordo com o exigido pelo INSS. 

Caso haja alguma pendência o sistema informará desde logo ao beneficiário para que ele regularize sua situação. 

Referências:

https://fdr.com.br/2021/07/21/inss-cria-sistema-inedito-para-liberar-pedidos-da-pensao-por-morte/, acesso em 21/07/2021. 

https://www.jornalcontabil.com.br/resposta-para-pensao-por-morte-na-hora-confira/, acesso em 21/07/2021.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-07/inss-e-dataprev-desenvolvem-sistema-pra-concessao-de-pensao-por-morte, acesso em 21/07/2021.

 

Palavras-chave: Da criação de sistema para agilizar a análise dos pedidos de pensão por morte