Condsef assina acordo e greve do INSS fica mais perto do fim

Sexta, 27 de setembro de 2024

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) formalizou nesta quinta-feira (26/9) a assinatura do Anexo ao Acordo de Greve 37 junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), endossando o fim da greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em 28 de agosto, o acordo que encerrava a greve dos servidores do INSS foi assinado entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e o MGI. Mesmo contestada por parte da categoria, que segue com as atividades paralisadas, a assinatura do termo é reconhecida pelo governo federal e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O movimento grevista, que já durava desde julho, foi motivado por reivindicações da categoria, que exigia a elevação do nível de escolaridade para ingresso na carreira e a transformação da função em uma carreira típica de Estado.

Anteriormente, a proposta havia sido recusada por maioria absoluta dos trabalhadores. A Condsef/Fenadsef representa 80% dos servidores do Executivo Federal.

Publicado em Metrópoles