6 atividades para você usar seu tempo com sabedoria

Segunda, 20 de Abril de 2020

6 atividades para você usar seu tempo com sabedoria


Nesse período em casa pode ser que você sinta ansiedade em relação ao que fazer com o seu tempo, mas uma coisa é certa: é preciso ressignificar maneiras de viver e ser resiliente.

É importante para a saúde mental alimentar a mente com temas diversos também. Pensando nisso, trouxemos 6 atividades para você usar seu tempo com sabedoria:


Atividade 1) Com a correria da rotina acabamos deixando o hábito da leitura de lado. Nossas indicações de livros para você que quer se tornar cada vez mais um expert em Previdenciário e Trabalho são:

  • Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social - Lei 8.213, de 24 de Julho de 1991 -Grupo GEN

Autor: Daniel Machado da Rocha

Consulta rápida dos artigos da Lei de Benefícios da Previdência Social. Neste livro, o autor Daniel Machado da Rocha desenvolve uma análise doutrinária da Lei nº 8.213/1991, bem como acompanha as decisões mais relevantes dos Tribunais e Turmas Recursais.

Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social é resultado da experiência do autor em mais de 20 anos no exercício da magistratura e do magistério, sendo, assim, um instrumento didático e atualizado.

  • Aposentadoria Especial - Teoria e Prática - Juruá

Autora: Adriane Bramante de Castro Ladenthin

O livro Aposentadoria Especial – Teoria e Prática reina pelo seu ineditismo. Uma obra que reúne os principais temas que envolvem o benefício, escrita por quem o vivencia na prática, o que a torna ímpar no mercado.

Agentes agressivos físicos, químicos, biológicos, penosos, dentre outros são analisados pormenorizadamente. Além dis­so, a análise técnica de ruído, os formulários de insalubrida­de e ainda o modelo de petição inicial são alguns dos pontos que fazem dessa obra instrumento indispensável de estudo e trabalho ao operador do Direito. A aposentadoria Especial foi significativamente alterada com a EC 103/2019, mas o trata­mento diferenciado aos segurados expostos a agentes noci­vos continua exigindo muito estudo do tema.

  • Manual de Direito Processual do Trabalho (Português) Capa Comum – LTR

Autor:  Mauro Schiavi 

Este livro, escrito de forma didática, sem descuidar da técnica que exige a ciência processual, apresenta um estudo crítico do processo do trabalho à luz das doutrinas clássica e moderna, de todos os seus institutos e singularidades, bem como dos institutos do Direito Processual Comum que são aplicáveis ao Processo Trabalhista. Esta edição, regularmente atualizada com o CPC de 2015, Reforma Trabalhista (Lei n. 13.467/17), IN n. 41/18 do TST, Lei da Liberdade Econômica (Lei n. 13.874/19), Medida Provisória n. 905/19, recentes decisões do Tribunal Superior do Trabalho em matéria processual, estruturada em 22 capítulos, fora escrita em compasso com a teoria geral do processo, regras, princípios e singularidades do processo trabalhista, enfatizando suas vigas mestras, quais sejam: processo de partes, de audiência, mais simples e acessível, que se desenrola na presença das partes, com execução mais efetiva e simplificada. As grandes transformações ocorridas no Mundo do Trabalho exigem que o Processo do Trabalho continue assegurando o acesso à Justiça ao Trabalhador, bem como prossiga produzindo resultados satisfatórios.

 

Atividade 2) Leia mais!

Sugerimos livros que fogem da temática do Direito e que são excelentes para seu aprimoramento pessoal.

  • Justiça: O que é fazer a coisa certa

Autor: Michael J. Sandel

Michael J. Sandel nasceu em Minneapolis em 1953 e é um dos mais importantes filósofoa de sua geração. Há cerca de duas décadas leciona, na Universidade de Harvard, o famoso curso “Justice”, pelo qual já passaram mais de 15 mil alunos. Uma versão resumida da gravação de um de seus cursos tornou-se uma série de 12 episódios, Justice: What’s the Right Thing to Do?, coprodução da emissora WGBH e da Universidade de Harvard. Os episódios estão disponíveis em www.justiceharvard.org.

  • O homem mais rico da Babilônia

Autor: George S Clason

O homem mais rico da Babilônia é um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros. Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos ― os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo ―, George S. Clason mostra soluções ao mesmo tempo sábias e muito atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de opulência, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.

  • Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais

Autor:  Marshall Rosenberg

Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Atividade 3) Assista filmes e séries

Coloque em dia aquela série que tanto gosta ou assista aquele filme que planejou faz tempo! Tente sair da sua zona de conforto e assistir gêneros diferentes dos que costuma também.

Por aqui no ICDS todos acompanhamos Suits para entender o universo jurídico.

Sinopse: Mike Ross (Patrick J. Adams) é um garoto que abandonou a faculdade de direito mas, brilhante como é, consegue uma entrevista com o respeitado Harvey Specter (Gabriel Macht), um dos melhores advogados de Manhattan. Quando percebe o talento nato e a memória fotográfica do garoto, Harvey o contrata e, juntos, eles formam uma dupla imbatível. Mesmo sendo um gênio, Mike ainda tem muito a aprender sobre o Direito. E mesmo sendo um advogado tão competende, Harvey irá aprender com sua nova dupla a ver seus clientes de outra maneira. Detalhe que alguns sobrenomes dos personagens são iguais de alguns professores e alunos do ICDS.

Atividade 4) Aproveite as lives, podcast e IGTVd

As últimas semanas têm sido de muito conteúdo online e essas ferramentas estão bombando!

Acompanhe o instagram e youtube do ICDS que sempre postamos conteúdos com profissionais que estão na dianteira da atualização do Direito.

IG: @icdsconnect

Canal do youtube: /icdsconnect

Atividade 5) Faça cursos online

Aperfeiçoe seu conhecimento com cursos também. Hoje em dia, você pode estudar onde estiver e essa educação já é uma realidade no ICDS há anos!

No site do ICDS, você encontra cursos que te prepararão para novos desafios e habilidades demandadas pelo Direito.

Acesse: idsamericalatina.com.br

 

Atividade 6) Cuide da sua saúde

Aproveite que tem mais tempo dormir, se alimentar bem, ficar com a família e praticar exercícios. Ficar em casa não é ficar parado! Outra sugestão é a meditação, que proporciona inúmeros benefícios.

Existem aplicativos de treino e meditação para te ajudar com as práticas.

Sugestão de app de treino (Verificar seu sistema operacional):

  • Nike Training Club
  • Freeletics Bodyweight
  • Runtastic
  • Endomondo
  • FitNotes
  • Google Fit
  • Home Workout
  • Desafio 30 dias
  • Treinos caseiros de 5 minutos
  • Sworkit Abdominal & Núcleo Trainer 

Sugestão de app para meditação (Verificar seu sistema operacional)

  • Insight Timer
  • Meditopia
  • Youtube 
  • 5 minutos
  • Zen

Esperamos que vocês utilizem esse tempo para cuidar de si mesmos e aprender coisas novas com a gente!

Escrito por: Bianca Maia em parceria com Daniel Machado da Rocha, Danielle Motta e Rodrigo Langone