Com essa abordagem multidisciplinar e prática, o curso forma profissionais com competências estratégicas, éticas e preparados para atuarem de forma segura e capazes de conduzir os RPPS com responsabilidade, eficiência e inovação.
Fábio de Souza Silva – Doutor em Direito Público (UERJ). Doutor em Sociologia e Direito (UFF). Mestre em Direito Público (UERJ). Mestre em Sociologia e Direito (UFF). Especialista em Contencioso Administrativo (UFF). Especialista em Direito Privado (UFF). Professor Adjunto de Direito Previdenciário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Juiz Federal.
Gestores, dirigentes e servidores que atuam nos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS, membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, responsáveis pela gestão dos recursos previdenciários, contadores, atuários, economistas, administradores públicos, procuradores municipais e estaduais, controladores internos, auditores, advogados e demais profissionais interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos sobre governança, compliance e investimentos no âmbito dos RPPS.
O curso está estruturado em 9 Módulos e tem carga horária total de 360 horas.
18 meses contratualmente para consumir as disciplinas, cumprir as avaliações e entregar o trabalho final de curso, mas pode ser concluído em 10 meses a partir do início dos encontros ao vivo.
O curso é dividido em disciplinas com meeting e disciplina sem meeting.
O método ICDS de ensino é inspirado na experiência das mais famosas universidades europeias e norte-americanas e baseado na inovadora metodologia TBL (Team-Based Learning). Essa metodologia ativa de ensino garante o melhor aprendizado profissional, viabilizando a imediata aplicação prática do conteúdo ministrado.
As aulas são baseadas em cases (casos práticos), sobre os quais o profissional deve, em um primeiro momento, refletir individualmente, com apoio de videoaulas extremamente atualizadas. Em seguida, há um período de debate e discussão entre o corpo discente, sob a tutoria de um especialista. A culminância da aula ocorre com um meeting (encontro ao vivo) coordenado por professor de renome nacional, seguido de uma avaliação do aproveitamento.
WORKSHOPS
Utilizando a metodologia TBL, teremos 2 workshops no módulo Gestão de benefícios e 2 workshops no módulo Gestão atuarial, financeira e administrativa dentro dos conceitos fundamentais apresentados. Dividido em grupos, os alunos participarão de uma competição dinâmica e enriquecedora.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
As avaliações aplicadas no decorrer do curso serão de curta duração, em múltipla escolha, para fins de aferir o aproveitamento do profissional sobre os conceitos fundamentais apresentados. As avaliações das aulas que são apresentadas nos módulos cumprem propósito de fixação do conteúdo e é preciso obter grau 6,0 nas avaliações individuais (aulas), e grau 7,0 na média do módulo para deferir aproveitamento no mesmo.
O TFC é uma atividade prática ao final do curso, consiste na elaboração de um projeto que poderá se apresentar na forma de Proposta de Regulamento de RPPS, de Parecer Técnico ou de um Plano de Aperfeiçoamento dos Processos de um RPPS.
FUNDAMENTOS JURÍDICOS E PREVIDENCIÁRIOS DOS RPPS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO INSTITUCIONAL
GOVERNANÇA, ÉTICA E CERTIFICAÇÃO
CONTROLE E RESPONSABILIDADE DOS CONSELHEIROS
FUNDAMENTOS ECONÔMICO-FINANCEIROS E ATUARIAIS
GESTÃO FINANCEIRA E POLÍTICA DE INVESTIMENTOS
INSTRUMENTOS FINANCEIROS E GESTÃO DE CARTEIRAS
GESTÃO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS DOS RPPS
WORKSHOPS PRÁTICOS AO VIVO – GESTÃO AVANÇADA DOS RPPS
Para ingressar no curso de pós-graduação o aluno precisa ser diplomado em curso de graduação ou em outro curso superior, conforme estabelece a Resolução CNE/CES Nº01/2007.
A avaliação será realizada por meio de prova, realizada ao final das aulas, na modalidade online, bem como por meio de apresentação de trabalho final de acordo com o interesse do aluno, tendo a possibilidade de elaboração de um projeto prático ou uma pesquisa em formato TCC, devidamente acompanhado por um orientador on-line, sem necessidade de apresentação para Banca.
Para ser aprovado numa disciplina o aluno deverá ter o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de visualização nas aulas ministradas e obter nota mínima de sete (7,0) como valoração final de desempenho.
O aluno que for constatado cópia ou plágio, situação na qual o aluno estará automaticamente reprovado.
O aluno que após a segunda oportunidade não atingir a nota final mínima de sete (7,0) em uma ou mais disciplinas não poderá entregar o Trabalho Final e, consequentemente, obter a titulação de especialista. Porém, na hipótese de lograr média superior a cinco (5,0) o aluno poderá obter o Certificado de Extensão, juntamente com o Histórico Escolar do curso.
Aos alunos aprovados em todas as disciplinas e no Trabalho Final será conferido um certificado de pós-graduação “lato sensu” MBA com Certificação Profissional em Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos, emitido pelo Centro Universitário Celso Lisboa.
É dos docentes a exclusiva responsabilidade da Coordenação Acadêmica e poderão ser substituídos a qualquer momento por motivos administrativos ou pedagógicos, por outro do mesmo nível ou superior a este.
Quanto à titulação do corpo docente serão atendidos os padrões exigidos pela Resolução CNE/CES 01.2007 de pelo menos 50% (cinquenta por cento) deles apresentando titulação de mestre ou de doutor, obtida em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação.
INÍCIO DAS DISCIPLINAS COM MEETING: MARÇO/2026
CARGA-HORÁRIA: 360 horas-aula
PERÍODO DO CURSO: 18 meses contratualmente para cursar as disciplinas, cumprir as avaliações e entregar o trabalho final de curso, mas pode ser concluído em 10 meses a partir do início dos workshops ao vivo.
Para a validação de sua matrícula é obrigatório o envio dos documentos VIA PORTAL DO ALUNO dentro do prazo de 30 (trinta) dias a partir da data de sua inscrição, em conformidade com as exigências do MEC.
DOCUMENTOS EXIGIDOS:
ATENÇÃO: certidões ou declarações de conclusão não são válidas.
Os documentos devem estar com boa qualidade de imagem e no formato PDF (digitalizados).
AS DISCIPLINAS DOS MÓDULOS SEM MEETING FICAM DISPONÍVEIS PARA CONSUMO IMEDIATAMENTE APÓS EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA
FORMAS DE PAGAMENTO:
Obs.: Sua matrícula só será efetivada após a compensação do pagamento do 1º boleto.
Fábio de Souza Silva – Doutor em Direito Público (UERJ). Doutor em Sociologia e Direito (UFF). Mestre em Direito Público (UERJ). Mestre em Sociologia e Direito (UFF). Especialista em Contencioso Administrativo (UFF). Especialista em Direito Privado (UFF). Professor Adjunto de Direito Previdenciário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Juiz Federal.
Qualidade técnica, organização, e didática incomparáveis. A verdadeira definição de excelência!
Curso de excelência, super recomendo
Efetuei minha matrícula na pós e estou adorando!