Todas as aulas serão gravadas e estarão disponíveis para os alunos durante o período de duração do curso.
MÓDULO ON-LINE
O módulo online é composto por 10 aulas de 2 horas cada, totalizando 20 horas-aula. As aulas serão ministradas quinzenalmente às quartas-feiras, das 8h às 10h (horário de Brasília).
Todas as aulas serão gravadas e estarão disponíveis para os alunos durante o período de duração do curso.
As aulas ocorrerão às quartas-feiras, das 8h às 10h (horário do Brasil) / 12h às 14h (horário de Portugal), conforme o cronograma abaixo:
Aula 01: 26/03/2025 - Segurança Social como Direito Fundamental (Brasil e Portugal)
Professores: Fábio Souza (Brasil) e Luís Gonçalves da Silva (Portugal)
Aula 02: 09/04/2025 - Direitos Sociais no Direito Internacional e Europeu com foco na segurança social
Professores: Martínez Giron e Arufe Varela (Portugal)
Aula 03: 30/04/2025 - Direitos Sociais no Direito Interamericano com foco na segurança social
Professor: Rodrigo Pessoa (Brasil)
Aula 04: 14/05/2025 - Proteção para os casos de incapacidade em Portugal
Professor: Dr. Apelles Conceição (Portugal)
Aula 05: 28/05/2025 - Regimes de Segurança Obrigatória em Portugal
Professor: Mário Barros (Portugal)
Aula 06: 11/06/2025 - Pensão por Sobrevivência e Pensão por Velhice em Portugal
Professora: Dr.ª Teresa Fernandes (Portugal)
Aula 07: 25/06/2025 - Proteção à pessoa com deficiência em Portugal
Professor: Dr. Apelles Conceição (Portugal)
Aula 08: 09/07/2025 - Prestações não contributivas em Portugal
Professor: Dr. Apelles Conceição (Portugal)
Aula 09: 30/07/2025 - Tratado Brasil-Portugal de Segurança Social
Professora: Élida Bottari (Brasil)
Aula 10: 06/08/2025 - Outros tratados de cooperação em Segurança Social
Professores: Juliana Assumpção e Davi Valadares (Brasil)
Importante: As datas estão sujeitas a alterações.
Programação: Em novembro de 2025, com duração de 3 dias na Universidade de Lisboa. O módulo presencial, de inscrição facultativa, ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de novembro, das 9h às 17h, com expositores indicados pelo IDT e pelo ICDS.
Conteúdo Programático:
Dia 03/11/2025: Aula 1 - Previdência no Brasil, em Portugal e na Europa
Análise comparada dos modelos previdenciários
Dia 04/11/2025: Aula 2 - Previdência Complementar
Desafios e perspectivas da Previdência Complementar no Brasil, em Portugal e na Europa
Dia 05/11/2025: Aula 3 - Direito Previdenciário Internacional
Como advogar com Direito Previdenciário Internacional: experiências europeias, latino-americanas e norte-americanas
Importante: As datas estão sujeitas a alterações.
Importante: As datas estão sujeitas a alterações.
I - DISPOSIÇÕES GERAIS
a) A inscrição em qualquer curso promovido pelo ICDS representa a aceitação plena desta política de cancelamento;
b) Os cursos são eventos de natureza educacional, organizados mediante investimentos prévios, incluindo reserva de estrutura, logística e contratação de fornecedores. Por isso, não há direito a reembolso, salvo nos casos expressamente previstos nesta política ou exigidos por lei.
II - CANCELAMENTO PELO PARTICIPANTE
a) Em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), compras realizadas fora do estabelecimento comercial (internet ou telefone) poderão ser canceladas no prazo de até 7 (sete) dias corridos após a compra, desde que a solicitação ocorra antes do início do curso e/ou evento. Nesse caso, o reembolso será realizado integralmente dentro de 90 (noventa) dias;
b) Após o prazo legal de arrependimento de 7 dias, haverá reembolso de valores proporcionais mediante solicitação formal via requerimento no site do ICDS, com as devidas regras:
c) Como alternativa ao cancelamento, será permitida a transferência da inscrição para outro participante, desde que solicitada formalmente até 15 (quinze) dias antes do início do curso e/ou evento e sujeita à aprovação do ICDS.
III - CANCELAMENTO PELO ICDS
O ICDS pode cancelar ou remarcar o curso por motivo de força maior, indisponibilidade do local ou inviabilidade operacional. Nesse caso, os inscritos poderão optar entre:
IV - EXCEÇÕES
a) Em casos excepcionais, como doença grave ou falecimento de familiar próximo (pais, cônjuge ou filhos), o participante poderá solicitar um crédito para uso em outro curso, mediante apresentação de documentação comprobatória e análise do ICDS;
b) A concessão do crédito fica a critério exclusivo do ICDS e estará sujeita à disponibilidade de vagas em turmas e/ou eventos futuros.
V - DISPOSIÇÕES FINAIS
a) Não serão aceitos pedidos de cancelamento, reembolso ou troca de titularidade fora dos prazos estabelecidos nesta política;
b) A inscrição e a participação no curso implicam a concordância com todos os termos deste regulamento;
c) Nas alterações de lote, as quais ocorrem variação de valores de inscrições, as intenções de compras não pagas não serão efetivadas.
Qualidade técnica, organização, e didática incomparáveis. A verdadeira definição de excelência!
Curso de excelência, super recomendo
Efetuei minha matrícula na pós e estou adorando!