OBJETIVO:
Identificando essa grande oportunidade de atuação para a advocacia, o ICDS Connect elaborou um curso de formação de planejadores financeiros, com foco nos advogados, dividido em 6 módulos: Bases do Planejamento Financeiro, Gestão de Ativos e Investimentos, Gestão de Dívidas, Planejamento da Aposentadoria, Gestão de Risco e Planejamento de Seguros, Planejamento Fiscal e Planejamento Sucessório.
O curso capacitará o advogado a atuar como planejador financeiro, permitindo a ampliação do rol de serviços prestados pelo profissional e, consequentemente, majorando as oportunidades de negócios para o escritório.
O QUE É PLANEJAMENTO FINANCEIRO?
O planejador financeiro é o profissional que conhece a vida financeira do cliente e sua família e, a partir dos objetivos desses, monta um plano, seja para aumentar o patrimônio por meio de investimentos, seja para ajudar a família a sair das dívidas, a cortar gastos e a encontrar mais fontes de renda.O Comitê de Padrões de Planejamento Financeiro (Financial Planning Standards Board – FPSB), entidade norte-americana responsável pelas diretrizes dessa atividade, define planejamento financeiro como o processo de desenvolvimento de estratégias para ajudar as pessoas a gerenciar suas finanças a fim de alcançarem suas metas de vida.
Por meio da análise da situação financeira do cliente, após coleta de informações estratégicas, o planejador financeiro elabora recomendações com o objetivo de aproximar a pessoa de suas metas de vida. Essas diretrizes podem variar desde o controle de gastos e soluções para dívidas, até a indicação de estratégias de poupança e investimento. Em seguida, o planejador auxilia o cliente a implementar essas recomendações, acompanhando e revisando periodicamente o plano.
Muito fácil perceber a sinergia com a advocacia, não é? Direito bancário e do consumidor, Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito Civil, Família e Sucessões... há uma infinidade de ramos do Direito que guardam uma relação muito próxima com o serviço de planejamento financeiro. Aproveitar esse potencial para ampliar a área de atuação do escritório é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada.
Mais do que isso, o planejamento financeiro permite que você auxilie seu cliente a substituir decisões baseadas em intuições e impulsos, por uma gestão racional das finanças, capaz de proporcionar o aumento da qualidade de vida e a redução do stress, aproximá-lo da conquista de seus sonhos.
POR QUE UMA PESSOA CONTRATARIA UM PLANEJADOR FINANCEIRO?
Isso porque elaborar planos para superar dívidas e gerir adequadamente o patrimônio não é uma tarefa simples. Sem o conhecimento específico, é muito comum a pessoa se perder e, mesmo com uma renda razoável, não conseguir formar um patrimônio.Você já deve ter conversado com alguém com dúvidas sobre como gerir seu patrimônio, seja ele positivo (ativos), seja ele negativo (dívidas). Talvez até mesmo você possa ter dificuldades em decidir a melhor estratégia financeira para alcançar suas metas.
Veja algumas perguntas que muitas pessoas têm dificuldade para responder:
Mesmo aqueles que sabem, teoricamente, como chegar a essas respostas, nem sempre estão aptas a realizar seu planejamento financeiro, uma vez que essa atividade demanda muito esforço, tempo e trabalho, especialmente, se a pessoa não tiver um treinamento específico.
Auxiliar o cliente a cortar gastos desnecessários e evitar o pagamento de juros pode interessar muito àquele que te procura para questionar uma dívida com uma instituição financeira. Assessorar o cliente a analisar e gerir seus ativos, pode ser extremamente útil para a pessoa que busca um planejamento tributário. O planejamento de investimentos agrega grande valor a quem procurar uma consulta previdenciária ou trabalhista. Elaborar um planejamento sucessório pode ser muito mais interessante que a elaboração de um simples testamento. Enfim, a sinergia empreendedora entre a advocacia tradicional e o planejamento financeiro é tão intensa, que é impossível enumerar todos os motivos para um cliente de seu escritório contratar uma consultoria de planejamento financeiro.
COMO SÃO AS AULAS?
O método ICDS de ensino é inspirado na experiência das mais famosas universidades europeias e norte-americanas e baseado na inovadora metodologia TBL (Team-Based Learning). Essa metodologia ativa de ensino garante o melhor aprendizado profissional, viabilizando a imediata aplicação prática do conteúdo ministrado.
As aulas são baseadas em cases (casos práticos), sobre os quais o profissional deve, em um primeiro momento, refletir individualmente, com apoio de videoaulas extremamente atualizadas. Em seguida, há um período de debate e discussão entre o corpo discente, sob a tutoria de um especialista. A culminância da aula ocorre com um meeting (encontro ao vivo) coordenado por professor de renome nacional, seguido de uma avaliação do aproveitamento.
Cada aula é composta de 3 horas de vídeo-aulas, exercícios e meeting (encontro ao vivo) com duração de 2 horas. São 2 aulas por quinzena.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada por meio de testes online vinculados ao conteúdo de cada aula, bem como com uma atividade prática ao final do curso, consistente na elaboração de um planejamento previdenciário para um caso formatado pela coordenação acadêmica.
O QUE VOCÊ ESTUDARÁ?
Bases do Planejamento Financeiro - 10h.
Gestão de Ativos e Investimentos - 15h.
Gestão de Dívidas - 5h.
Planejamento da Aposentadoria - 10h.
Gestão de Risco e Planejamento de Seguros - 10h.
Planejamento Tributário - 10h.
Planejamento Sucessório - 10h.
INÍCIO: 05/Agosto/2022
ENCONTRO AO VIVO: Sextas-Feiras - 08h30 às 10h30. Com periodicidade quinzenal aproximadamente. O encontro AO VIVO com o professor da matéria tem como objetivo debater os casos e tirar dúvidas da matéria. Grande momento de troca e networking.
AULAS GRAVADAS: As aulas e os casos práticos serão entregues uma semana antes do encontro ao vivo para que os alunos se atualizem.
CARGA-HORÁRIA: 70 horas-aula - 50h corresponde ao material gravado + conteúdo complementar + avaliação | 20h Encontro ao vivo.
DURAÇÃO: 7 meses.
VOCÊ SABE O QUE É SINERGIA EMPREENDEDORA? |
Sinergia corresponde à associação de esforços e ações de modo simultâneo, cooperativo e coeso. No mundo dos negócios, a sinergia empreendedora está presente quando a combinação de duas atividades gera um resultado extraordinariamente maior do que aquele que seria obtido por meio de ações isoladas.
Já pensou em potencializar os resultados do seu escritório por meio de uma atividade com grande sinergia com seu negócio? Qual atividade apresenta essa sinergia empreendedora com a advocacia?
Após a análise de centenas de casos de alunos dos nossos cursos, o ICDS encontrou a resposta para essa pergunta: os serviços jurídicos tradicionais e o planejamento financeiro formam a combinação perfeita tanto os advogados, quanto para seus clientes. Um típico caso de sinergia empreendedora.
Imagine se, além da assessoria previdenciária, sucessória ou tributária, o serviço de planejamento financeiro também estivesse em seu portfólio. O cliente lhe procurou para uma revisão de benefício, um divórcio, uma repetição de indébito tributário ou, mesmo, um inventário. Mas a prestação do serviço jurídico stricto sensu pode não ser suficiente. Muitas e muitas vezes, o problema por trás da discussão judicial é a ausência de planejamento financeiro.
A oferta de um serviço jurídico mais amplo (lato sensu), por meio do planejamento financeiro, é o exemplo típico de sinergia empreendedora, pois entrega mais valor ao cliente e, claro, potencializa os ganhos do escritório.
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA:
Módulo |
Carga Horária |
Bases do Planejamento Financeiro |
10 |
Gestão de Ativos e Investimentos |
15 |
Gestão de Dívidas |
5 |
Planejamento da Aposentadoria |
10 |
Gestão de Risco e Planejamento de Seguros |
10 |
Planejamento Tributário |
10 |
Planejamento Sucessório |
10 |
Total |
70 |
Qualidade técnica, organização, e didática incomparáveis. A verdadeira definição de excelência!
Curso de excelência, super recomendo
Efetuei minha matrícula na pós e estou adorando!